terça-feira, 20 de julho de 2010

Distinção entre moral e ética

O que é moral? E qual a diferença entre moral e ética?

Embora os termos ética e moral por vezes sejam usados como sinônimos , é possível fazer uma distinção entre eles.

A palavra moral vem do latim mos mor, “costumes”, e refere-se ao conjunto de normas que orientam o comportamento humano tendo como base os valores próprios a uma dada comunidade ou cultura.

Como as comunidades humanas são distintas entre si, tanto no espaço quanto no tempo, os valores podem ser distintos de uma comunidade para outra, o que origina códigos morais diferentes.

Pertencem ao vasto campo da moral a reflexão sobre as questões fundamentais, como:

  • O que devo fazer para ser justo?
  • Quais valores devo escolher para guiar minha vida?
  • Há uma hierarquia de valores que deve ser seguida?
  • Que tipo de ser humano devo ser nas minhas relações comigo mesmo, com meus semelhantes e com a natureza?
  • Que tipo de atitudes devo praticar como pessoa e como cidadão?

A palavra Ética, por sua vez, vem do grego ethikos, “modo de ser”, “comportamento”, e se aplica à disciplina filosófica que investiga os diversos sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e proibições (interdições) próprias a cada um e explicitar seus pressupostos, ou seja, as concepções sobre o ser humano e a existência humana que sustentam esses sistemas.

Nesse sentido a ética é uma disciplina teórica sobre uma prática humana, que é o comportamento moral. No entanto, as reflexões éticas não se restringem apenas à busca de conhecimento teórico sobre os valores humanos, cuja origem e desenvolvimento levantam questões de caráter sociológico, antropológico, religioso, político, econômico, etc.

Como filosofia prática, isto é, disciplina teórica com preocupações praticas, a ética orienta-se pelo desejo de unir o saber ao fazer, ou seja, busca aplicar o conhecimento sobre o ser para construir aquilo que deve ser. E, para isso, é indispensável boa parcela de conhecimento teórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário