quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO RENATO AZEREDO
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: RODRIGO SOUZA

Ética, moral e sociedade
                                                                                                         

Em seu viver, o ser humano buscar tornar habitável a parte do mundo que forma para si na totalidade do mundo natural. Dividir a espaços, estabelecer maneiras constantes de agir e criar hábitos fazem parte desse processo de habitar humanamente o mundo.
O termo ética tem dupla origem no grego: êthos, com eta inicial, significa morada, abrigo permanente , refúgio; com épsilon inicial, significa o conjunto de costumes e normas de conduta destinado a ordenar a morada dos seres humanos e os modos de convivência**. Não encontramos pronta a nossa morada, mas devemos projetá-la, construí-la e fazer dela um lugar protegido e seguro. No latim, a palavra correspondente a ética é morale (demos, moris), que passou para o português, como sentido de “conjunto de regras de conduta consideradas válida, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada” ***.
            Também é denominada Ética a parte da filosofia que faz a reflexão crítica sobre a dimensão moral do comportamento humano. Cabe a ela investigar os fundamentos dos valores, problematizá-los , buscar sua consistência. Assim como a filosofia política não se confunde com a política, ética se distingue da moral. Enquanto esta se define como um conjunto de normas e prescrições, a ética procura os fundamentos dessas normas e prescrições.
           Todos os humanos constroem para si moradas, mas não o fazem da mesma forma. Os hábitos e costumes variam no espaço e no tempo; os valores não são os mesmos em toda todas as sociedades indistintamente. Cada grupo social tem seu jeito de viver: os indígenas, os esquimós e os brasileiros dos centros urbanos ocupam os espaços, interagem com a natureza e organizam a convivência social de formas diversas. Dentro de uma mesma cultura, os papéis sociais – que o pai deve ser, por exemplo – têm características diferentes nos diversos momentos históricos. Assim, todas as sociedades, cada qual a seu modo, criam sua morada: todas são éticas, mas cada uma tem sua moral, ou seja, seu conjunto de valores e normas de conduta.
A casa podemos designar a ética. Os estilos de casa e hábitos dentro da casa chamaremos de morais. A ética se dá sempre no singular; é a exigência do ser humano de habitar humanamente seu mundo. As morais se dão no plural, porque as formas e modos de habitar o mundo dão múltiplas e variáveis****.
Somente os homens e as mulheres estabelecem normas de conduta, porque somente os seres humanos, nas suas relações uns com os outros, atribuem sentido e valor às próprias ações. A ética e a moral fazem parte, portanto, do domínio da cultura, do dever ser, daquilo que torna humano o homem.


ATIVIDADE


1) De acordo com sua leitura do texto acima, e de seus conhecimentos sobre Ética e Moral, elabore um texto critico com no mínimo 15 linhas a partir da seguinte citação:


 “A casa podemos designar a ética. Os estilos de casa e hábitos dentro da casa chamaremos de morais. A ética se dá sempre no singular; é a exigência do ser humano de habitar humanamente seu mundo. As morais se dão no plural, porque as formas e modos de habitar o mundo dão múltiplas e variáveis”

Um comentário: